Página Inicial
 EcoBairro do Bairro das Lameiras é um projecto, já concluído, no âmbito da parceria para a Regeneração Urbana do Parque da Devesa, criado pela Asssociação de Moradores das Lameiras, sendo pioneiro no nosso país. O projeto iniciou-se em 2010 e terminou em 31 de Maio de 2012.
Receba os nosso boletim informativo!
Página do Facebook
Twitter
Youtube
RSS Notícias

Reduzir a pegada ecológica

Para isso é fundamental adoptar comportamentos mais amigos do ambiente.
» saiba mais

Reciclagem

Mais de metade do lixo que produzimos todos os dias pode ser reciclado.
» saiba mais

Vamos Salvar as Florestas

Sabias que 30 milhões de hectares de florestas são destruídas para fazer papel.
» saiba mais

Eficiência Energética

Consulte a classe energética, para optimizar o desempenho energético e ambiental.
» saiba mais

Desligar a torneira

Poderás surpreender-te ao saberes a quantidade de água que desperdiças no dia a dia.
» saiba mais

Moradores participaram na festa das atividades letivas

29 de junho, 2013
Centenas de atores entre os 2 e os 90 anos desfilaram no palco do recinto do Edifício das Lameiras, numa verdadeira festa intergeracional...
... que «interlaçou raízes» onde predominaram os afetos alegria e muitas emoções, que ocupou o final de tarde e a noite do dia 28 de junho.

Tudo foi pensado e concretizado ao pormenor, crianças, jovens, famílias e pessoas mais idosas, todas participaram, para que a festa de encerramento das atividades letivas fosse um êxito memorável. O acordeonista, Manuel Leiria, a que se juntaram outras residentes das Lameiras preencheram a parte final com arraial popular. O recinto do Edifício das Lameiras encheu para presenciar as centenas de actores de todas as idades, que deram vida à excelente Festa que assinalou o encerramento das atividades do ano letivo de 2012/2013.
Esta festa tem um significado profundo para todos os participantes e seus familiares e também para os residentes das Lameiras, que recordam com saudade o ano de 2003, altura em que o Centro Social das Lameiras, deixou de funcionar naquele espaço e foi transferido para as novas instalações construídas de raiz, na parte norte do Edifício das Lameiras.

O palco foi decorado a rigor fazendo um belo enquadramento com toda a moldura humana que deu vida durante mais de três horas àquele bem cuidado e preservado espaço, graças ao projeto Eco-bairro. Cada um à sua maneira queria levar para casa uma recordação daqueles momentos ali vividos e presenciados, com imensos fotógrafos, operadores de imagem e outros meios, que permitissem, mais tarde recordar a atuação de um/a familiar, que pudesse fazer história na cronologia individual e coletiva de todos os que frequentam o Centro Social das Lameiras.

Neste género de festa há sempre um misto de ansiedade (antes da atuação) e saudade, depois da atuação, não só para aqueles que vão entrar pela primeira vez no primeiro ciclo escolar, como os que transitam para outros anos do preparatório ou secundário das diferentes escolas representadas.

O Centro Social das Lameiras é uma instituição com as suas respostas sociais certificadas, que acolhe mais de 400 utentes desde o berçário, passando duas creches, pré-escolar, Centro de Atividades dos Tempos Livres, Centro de Estudos e Animação Juvenil, Centro de Dia para pessoas idosas, Estruturas residenciais (Lar) para a terceira idade e Serviços de Apoio a idosos no seu domicílio. Possui uma frota de oito viaturas, que apoiam o transporte de diversos utentes, entre as escolas e as residências em vários locais da cidade de Vila Nova de Famalicão e freguesia de Antas.

A partir do mês de Julho e até final de Setembro as atividades entram num novo ritmo. Os utentes saem para o exterior para desfrutar o muito que a natureza tem para oferecer. Assim, já a partir do dia um de Julho iniciam-se as colónias balneares com a participação de mais de 200 utentes, os passeios de fim-de-ano, atividades nas piscinas, visitas de estudo, celebração de dias festivos, como o dia dos Avós previsto para o dia 26, entre outras. A instituição não faz férias, mantem as suas portas abertas todo o ano, incluindo o mês de Agosto.

Terminamos com um convite à população, visite as nossas instalações, tomem contato com o projeto educativo da instituição. Certamente que encontrarão um precioso local de apoio para os seus filhos ou familiares mais idosos. Um grande obrigado a todos aqueles que deram a cara e aos que estiveram nos bastidores desta festa de encerramento de atividades letivas.